HomeReviewsGuiasE-SportsMobile Gaming

A Samsung Electronics, empresa mundialmente reconhecida em tecnologia de memória avançada, anunciou que deu início à produção em massa do primeiro SSD (Unidade de Estado Sólido - Solid-state drive) SATA de 4 terabytes (TB) de 4-bit (QLC, quad-level cell) para consumidores de indústria.

Com chip V-NAND de 1-terabit e um notável desempenho equivalente ao modelo de 3-bit da empresa, espera-se que o novo SSD QLC da Samsung estabeleça um novo nível de eficiência nos SSDs para o consumidor.


“O novo SSD SATA de 4-bit da Samsung vai representar para o consumidor uma mudança significativa no mercado dos SSDs de 1 ou mais TB”, explica Jaesoo Han, Vice-Presidente Executivo de Memórias da Samsung Electronics. “À medida que expandimos o nosso portfólio pelos vários segmentos, tanto de consumidor como empresarial, os modelos SSD de 4-bit de 1 ou mais TB vão rapidamente crescer em todo o mercado.”

Graças ao seu novo chip V-NAND 4-bit de 1TB, a Samsung será capaz de produzir eficientemente um cartão de memória de 128 GB para smartphones. Esta produção irá liderar a mudança rumo à criação de melhores capacidades para armazenamento de memória de elevado desempenho.

Por norma, à medida que a informação armazenada numa célula de memória aumenta de três para quatros bits, a capacidade do chip por unidade aumenta e a carga elétrica (utilizada para determinar informação de um sensor) diminui até 50%, dificultando significativamente o desempenho e velocidade desejáveis de um dispositivo.

No entanto, o SSD SATA QLC de 4-bit de 4TB da Samsung mantém os seus níveis de desempenho ao mesmo nível de um SSD de 3-bit, ao utilizar um controlador SSD de 3-bit e tecnologia TurboWrite, enquanto aumenta a capacidade da drive através de 32 chips – tudo baseado num V-NAND 1TB de quarta geração de 64 camadas.

O SSD QLC de 4-bit possibilita uma velocidade de leitura sequencial de 540 MB/s e uma velocidade de escrita sequencial de 520 MB/s. Inclui ainda garantia de três anos.

No final deste ano, a Samsung prevê lançar vários SSDs de 4-bit para consumidor com capacidade de 1TB, 2TB e 4TB no tão utilizado formato de 2,5 polegadas.

Desde que lançou o SSD de 1-bit de 32GB em 2016, que desencadeou a era do SSD em PC, até ao atual SSD de 4-bit de 4TB, a Samsung continua a estabelecer novos limiares para cada geração multi-bit.

Adicionalmente, a empresa espera ainda este ano lançar SSDs NVMe M.2 para o segmento empresarial e iniciar a produção em massa da quinta geração de V-NAND de 4-bit. Esta estratégia vai expandir consideravelmente o seu portfólio de SSD de forma a dar resposta à crescente procura por um desempenho mais rápido e fiável numa ampla gama de aplicações, como data centers de próxima geração, servidores empresariais e armazenamento empresarial.

Ano

Bit

Nodes

Capacidade do chip

Capacidade da Drive

2006

1-bit SLC (single-level cell)

70nm-class

4Gb

32GB

2010

2-bit MLC (multi-level cell)

30nm-class

32Gb

512GB

2012

3-bit TLC (triple-level cell)

20nm-class

64Gb

500GB

2018

4-bit QLC (quad-level cell)

4th-gen V-NAND

1Tb

4 TB



comments powered by Disqus
Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.