HomeReviewsGuiasE-SportsMobile Gaming

A FCA – Editora de Informática, do Grupo LIDEL, acaba de publicar a obra “Videojogos em Portugal – História, Tecnologia e Arte”, da autoria de Nelson Zagalo, professor e investigador do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho e membro fundador da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (SPCV).

Em “Videojogos em Portugal – História, Tecnologia e Arte”, o especialista Nelson Zagalo responde a várias questões, entre as quais: quantos videojogos foram produzidos em Portugal nos últimos 30 anos e quais? Em que ano foi criado o primeiro videojogo português? Que jogos obtiveram sucesso a nível internacional? Quais as motivações dos criadores? Que plataformas e tecnologias foram utilizadas? Que tipos de financiamento foram feitos? Quais os maiores problemas que a indústria portuguesa de videojogos enfrenta na atualidade?


Para ajudar a compreender as três décadas da indústria dos videojogos no nosso país, o novo livro da FCA inclui um mapa cronológico a cores com os principais momentos e um anexo com a lista completa dos mais de 350 videojogos criados em Portugal entre 1982 e 2012.

Escrito a pensar no público em geral, este livro é também dirigido a professores e alunos dos cursos superiores desta área e de outras áreas científicas como a Informática, a Educação e as Artes.


Enriquecido com bastantes imagens e testemunhos, “Videojogos em Portugal – História, Tecnologia e Arte” foi dividido em vários capítulos, cada um correspondendo a um período em análise com base no que de mais relevante se passou nos últimos 30 anos.

É a primeira obra de fôlego nesta área e, mesmo para os que se interessam desde há muito pelo tema, constitui uma verdadeira «caixinha de surpresas» (…) é o epílogo de uma investigação cuidada e intensa, quase sempre alicerçada em relatos na primeira pessoa – para os que têm os jogos como estudo ou fonte de prazer, este livro de Nelson Zagalo ficará, pelo seu detalhe e extensão, como a nossa «Torre do Tombo».”

In Prefácio de António Saraiva (dr Bakali)


Temas abordados no livro:

  • Nascimento dos videojogos;
  • Os Pioneiros Nacionais [1970-1990]
  • Do MS-DOS ao CD-ROM [1990-2004]
  • Criação da Comunidade Nacional [1998-…]
  • Fase Móvel [2002-2006]
  • O Mundo Online [2003-…]
  • Entrada nas Consolas [2008-…]
  • A Nova Distribuição [2009-…]
comments powered by Disqus
Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.