HomeReviewsGuiasE-SportsMobile Gaming

A Razer, líder mundial no desenvolvimento de soluções "gaming" fez-nos chegar um dos seus mais recentes teclados, o Razer Ornata Chroma.

Nos últimos tempos, têm vindo a vulgarizar-se no mundo dos periféricos Gaming os teclados semi-mecânicos, que se resumem em teclados mecânicos com um feedback semelhante aos mecânicos, e por sua vez com um custo menor.


Como sempre, a Razer não podia ficar de fora, e a sua aposta dentro deste segmento é, precisamente, este Razer Ornata Chroma.

Mas antes de seguirmos com a análise, vamos conhecer algumas das suas principais caraterísticas técnicas:

Layout em Português
Tecnologia Mecha-Membrane da Razer
Revestimento de tecla com meia altura
Retroiluminação Razer Chroma
Descanso ergonómico para pulso
Habilitado para Razer Synapse
Teclas programáveis
Modo de jogo dedicado
Recurso anti-ghosting para pressão simultânea até 10 teclas

 

 

Experiência de utilização

Uma coisa que pode ser de facto muito confusa em relação a este teclado é a sua tecnologia Razer Mecha-Membrane, apesar de muitos teclados no mercado se estejam a popularizar pelo recurso de semi-mecânico, este funciona de uma maneira diferente dos outros.

De uma maneira bem simples, trata-se de uma membrana com um mecanismo, que, quando se prime a tecla, esse "mecanismo" dá nos um feedback tátil e sonoro, apesar de ser menos barulhento que um Switch de um teclado mecânico.

E por exemplo, o ponto de atuação do Ornata continua a ser igual a um outro teclado de membrana, ou seja, é necessário pressionar a tecla até ao fim para atuar, enquanto que num de membrana, dependendo do Switch varia, mas comparando com os Switch Green do Blackwidow, mais ou menos a meio da tecla, a ação é enviada.

Obvio que não é igual a utilizarmos um teclado mecânico, mas é bem melhor do que um simples teclado de membrana (para quem gosta claro da experiencia de utilização de um mecânico)

 

 

Design

Falando agora um pouco sobre o design do Ornata, temos aqui um teclado robusto e de certa forma até compacto.

É talvez um dos teclados mais simples em termos de design da Razer, não tendo nem portas USB´s adicionais, nem teclas Macros, nem jacks de som.

A suas teclas tem um design low profile, que segundo a fabricante, reduz o tempo de atuação da tecla, e ajuda os dedos a percorrer as teclas com mais facilidade.

Um ponto positivo também é que na parte de traz temos uma cavidade que nos permite encaixar o cabo e decidir se queremos que ele saia pelo lado esquerdo, direito, ou pelo o meio como já é habitual.

Á semelhança do seu irmão mais velho Blackwidow temos também um descanso para pulsos magnético, que, não é igual ao do Blackwidow, tendo uma qualidade consideravelmente inferior. Nota se igualmente que, a fixação por íman do descanso para pulsos do Ornata é mais fraca que do Blackwidow.

Isto é algo que se nota principalmente em comparação de um com outro, ainda assim, estamos a falar de um teclado que custa o dobro que o Ornata.

Mais uma vez, não temos disponíveis botões multimédias dedicados e do seu lado direito NumPad.  Existe ainda o layout em PT-PT, que é algo que a Razer parece realmente estar a adotar para todos os seus novos produtos.

Personalização

Temos disponível neste teclado e nos outros teclados Chroma da Razer a ferramenta Razer Synapse que nos permite configurar a iluminação deste teclado, dando-nos infinitas possibilidades de personalização.

Existem os habituais 9 modos de iluminação; Breathing, Fire, Reactive, Ripple, Spectrum Cycling, Starlight, Static e Wave e ainda o Chroma Configurator que nos permite customizar todos estes modos a nosso gosto.
 

Conclusão

O Razer Ornata surpreende de facto com a sua tecnologia Razer MechaMembrane, porém, pela faixa de preço que este teclado se encontra, que ronda os 100€, temos outras opções no mercado que já contam com Switches mecânicos (isto claro para quem gosta).

O que nos realmente deixa em duvida; para quem este teclado é indicado? Se o principal publico de Mecha-Membrene são pessoas que procuram uma experiencia parecida com um mecânico de uma maneira mais barata, qual o publico que pode estar mesmo interessado nele?

O único público que achamos que possa enquadrar se com este produto é quem gosta de Switches Mecânicos e que, no entanto, não gosta de um teclado tão barulhento.

Ainda assim, nenhum dos concorrentes tem software tão bom como o Razer Synapse, que é um dos pontos mais positivos deste teclado.


Guardar

Guardar

  • 8Design
  • 8Desempenho
  • 8Caraterísticas
  • 7Preço
  • Bom
    “O Razer Ornata surpreende, de facto, com a sua tecnologia Razer MechaMembrane”
    7.75
    comments powered by Disqus
    Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.