HomeReviewsGuiasE-SportsMobile Gaming

A Razer, a prestigiada marcas soluções para gaming, lançou no final de 2017 uma nova linha de teclados teclados destinada a jogadores um pouco menos exigentes ou com menos recursos económicos, mas que ainda assim oferecem excelentes características e opções de personalização.

Num segmento de mercado onde o teclado mecânico Razer BlackWidow é umas das principais referências para os jogadores, surge o Razer Cynosa Chroma, um teclado que troca os famosos e "barulhentos" switches mecânicos por suaves membranas.


A linha de teclados Razer Cynosa está disponível em duas versões, Razer Cynosa Chroma e Razer Cynosa Chroma Pro, e é para já a única linha de teclados da marca com um preço abaixo dos 100€. À nossa redação chegou a primeira opção, que foi submtida a vários testes.

Antes de seguirmos com a análise ao design, desempenho e outros aspetos do Razer Cynosa Chroma, vamos conhecer as suas caraterísticas técnicas:

• Teclas de nível gaming ligeiramente almofadadas
• Teclas individualmente personalizáveis e retro iluminadas
• Design duradouro resistente a salpicos
• Anti-ghosting de 10 teclas
• Retroiluminação Chroma e brilho inferior com 16.8 milhões de opções de cor
• Compatível com Razer Synapse
• Teclas totalmente programáveis com gravação de macros em tempo real
• Opção de modo Gaming
• Ultrapolling de 1000 Hz

Design

Ao longo de vários anos, fomos ficando habituados a ver teclados Razer robustos, pesados e, de certa foma, barulhentos, como que preparados para receber qualquer tipo de tratamento da parte dos jogadores. O Razer Cynosa não deixa de ser um teclado com presença, mas a construção num plástico mais vulgar, a suavidade das teclas e o facto de ser bem mais leve, dá a ideia de estarmos a utilizar um teclado mais frágil.

O Razer Cynosa é totalmente preto e apresenta-se com o layout normal de 105 teclas, ou seja, não existem teclas de macro ou de atalhos para multimédia. No cabo USB que o liga ao PC encontramos outra fragilidade, uma vez que este não é revestido com fibras entrançadas. Em vez disso, temos um cabo normal com revestimento emborrachado. Por outro lado, este teclado é resistente a salpicos, o que lhe confere alguma durabilidade extra.

Como qualquer produto Chroma, o Razer Cynosa ganha uma nova vida quando o ligamos e entram em acção as 24 zonas de iluminação personalizáveis por baixo do próprio teclado. As teclas são individualmente retro iluminadas com 16.8 milhões de opções de cor, e até temos perfis oficiais de iluminação integrados para vários jogos que se modificam de forma dinâmica durante o jogo.



Software

Como qualquer outro periférico da marca Razer, a personalização do teclado Razer Cynosa fica a cargo do Razer Synapse. Os teclados Razer Cynosa Chroma e Cynosa Chroma Pro são os primeiros teclados Razer a incorporar o software Razer Synapse 3 (Beta), através do qual podemos personalizar e atribuir, de forma individual, funções a cada uma das teclas do Razer Cynosa, assim como personalizar a retroiluminação, ligar/desligar e alterar algumas opções do modo de jogo, e também gravar macros. O software Razer Synapse deteta ainda se existem novas atualizações de firmware e instala-as nos periféricos.


Desempenho

Testámos o teclado em alguns jogos diferentes, incluindo FPS, MMORPG e um jogo de futebol, e o resultado superou as nossas expetativas. Quando pensamos em teclados de membrana, pensamos em algo que nos impede de estar ao melhor nível enquanto jogamos. No entanto, o Razer Cynosa mostrou-se à altura das exigências, sendo até bastante rápido e preciso a registar a nossas ações, e a sua capacidade de registar até 10 teclas ao mesmo tempo oferece uma grande vantagem nos jogos onde existem mais controles. Para além disso, a retroiluminação, elevação e espaço entre teclas, garantem que não é por causa do teclado que falhamos uma ação.

O Razer Cynosa não é refinado o suficiente para quem joga em torneios, mas os seus recursos acima tornam-o uma opção potencialmente atraente para jogadores iniciantes que realmente não se importam com a distinção entre teclas mecânicas e de membrana.

Noutro tipo de utilização, como processar texto no Word ou escrever mensagens em chats, encontramos a principal vantagem do  Razer Cynosa. Por ser um teclado de membrana, este é bastante mais suave e silencioso em relação aos teclados mecânicos, algo que procuramos principalmente à noite quando outros membros da familia já dormem.


Conclusão

Para quem, como nós, está habituado a usar um teclado mecânico, o Razer Cynosa pode causar alguma estranheza. De qualquer forma, este é um teclado com boas carateristicas para quem está dar os primeiros passos no mundo do gaming, oferecendo firmeza, uma boa capacidade de resposta e inúmeras opções de personalização.

Não nos podemos esquecer que o Cynosa é, até à data, o teclado mais económico da marca Razer, pelo que não podemos procurar nele as carateristicas dos modelos mais caros.  

  • 7Design
  • 8Caraterísticas
  • 8Desempenho
  • 7Preço
  • Bom
    “um teclado com boas carateristicas para quem está dar os primeiros passos no mundo do gaming”
    7.5
    comments powered by Disqus
    Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.