HomeReviewsGuiasE-SportsMobile Gaming

devoloA utilização de redes Wi-Fi é hoje em dia uma prática bastante comum, estando praticamente em todo o lado, quer em estabelecimentos, espaços públicos ou até mesmo em casa.

No entanto, apesar de ser uma solução bastante prática, principalmente em locais onde existe mais que um computador, smartphone ou tablet, nem sempre se consegue manter um sinal eficiente nos locais onde se pretende aceder.


Para resolver este problema existem algumas soluções bastante interessantes como é o caso deste produto que chegou ao nosso laboratório de testes e que é da responsabilidade da alemã devolo.

O Kit devolo 1200+ ac Wi-Fi é um produto que permite, por exemplo, passar o sinal de rede através da rede elétrica e ao mesmo tempo estender o seu alcance da rede Wi-Fi.


Na embalagem

Dentro da embalagem do Kit da devolo encontramos dois adaptadores Powerline, dois cabos de rede e um simpático guia de instalação traduzido em diversos idiomas


A instalação

Vamos imaginar o seguinte cenário: temos uma casa de quatro ou cinco assoalhadas e um router Wi-Fi numa das extremidades da habitação, no entanto o escritório e os quartos ficam precisamente na outra ponta da casa, impedindo que o sinal wireless chegue eficientemente aos locais pretendidos.

Em primeiro lugar, é importante garantir que o router tem uma porta de rede disponível e que existe uma tomada perto (embora este fator, neste caso, não seja muito importante pois é possível ter o router ligado e o PowerLine à mesma tomada, visto que possui uma tomada integrada.

Agora é altura de começarmos a preparar a ligação, pelo que vamos colocar na tomada o Powerline da devolo (o mais pequeno) e liga-lo ao router através de um cabo RJ45. A ligação é feita através de um cabo de rede a uma das portas RJ45 do router e ao Powerline devolo.




A partir deste momento estamos a usar a nossa rede elétrica para partilhar a rede, pelo que, de seguida, devemos colocar o outro terminal no local onde a ligação Wi-Fi está mais fraca.  Para tornar as coisas mais fáceis, aconselhamos que aponte o código de segurança da rede Wi-Fi que esta localizado no Powerline e identificado com o “Wi-Fi Key”.

Feito isto e depois de colocar o Powerline na tomada, os equipamentos devolo estabelecem entre eles a ligação, sendo que teremos de esperar cerca de um minuto até que as luzes fixem. Após isto, teremos de pressionar o botão (que tem um sinal parecido a uma casinha) para que seja estabelecida a ligação sendo seguida de uma nova pressão no botão existente no Powerline devolo que se encontra localizado junto ao router (nesta caso localizado discretamente na lateral direita do equipamento).

A partir deste momento passa a existir uma nova rede Wi-Fi e que se identifica facilmente por começar com “devolo” no nome.

 

Para a começar a usar e tirar partido de um sinal mais eficiente, deve selecionar a rede “devolo” e colocar o código registado no início deste processo de instalação.

Após este processo, a sua nova rede Wi-Fi está configurada e com um alcance alargado.

Software Cockpit

Apesar de não ser necessário para ficar a rede a funcionar, a devolo disponibiliza um software chamado Cockpit.

O download está disponível em vários idiomas e para os mais variados sistemas operativos (Windows, Mac e Linux), podendo ser encontrado aqui.

Esta ferramenta de software, e complementar ao hardware, permite ter acesso a algumas funções e opções interessantes e que não podem ser acedidas de outra forma. Por exemplo, a possibilidade e apagar as luzes “LED” presentes nos adaptadores, bloquear a comunicação de dados através de software, desativar o modo de poupança e, muito importante, possibilidade de realizar os updates de firmware dos equipamentos...Estes updates podem servir para melhorar e otimizar os desempenho dos powerlines.

Outra das opções que o Cockpit permite ter acesso passa pelo fornecimento da informação do volume de trafego e respetivas velocidades entre adaptadores. Ao mesmo tempo é possível ter um esquema com todos os equipamentos existentes na rede, dando dessa forma um panorama geral sobre o estado da rede criada.

No entanto, e apesar do software ter um interface bastante userfriendly, existe um atalho que nos redireciona para algumas configurações extras a partir do navegador.

Entre as ferramentas/opções disponibilizadas através do browser, podemos, por exemplo, definir o nome da rede, qual a frequência Wi-Fi em que vai funcionar o adaptador, definir o tempo que queremos de utilização na rede Wi-Fi, criação de um modo “convidado” que vai permitir a criação de uma rede wireless só para “convidados” limitando assim o acesso (em tempo, por exemplo), existe ainda a possibilidade de integrar controlo parental podendo-se definir um limite de tempo de acesso para um ponto de acesso, fazer o clone da configuração Wi-Fi, entre outras opções que serão, certamente, do agrado dos utilizadores destes equipamentos devolo.

Conclusão

Este equipamento da devolo é sem sobra de duvidas uma das melhores opções existentes no mercado para quem quer expandir a sua ligação Wi-Fi, mantendo ao mesmo tempo um acesso fácil a configurações extra de proteção como é o caso do controlo parental onde o administrador pode definir o tempo de utilização e quais os equipamentos que acedem a determinado ponto de acesso. Ainda em termos de configuração extra, gostámos particularmente da opção de criar um ponto de acesso para convidados (interessante em termos empresariais) onde se pode definir, por exemplo, o tempo de acesso máximo dos convidados.

Por tudo isto, consideramos este Kit devolo 1200+ ac Wi-Fi uma opção a ter em conta por parte daqueles que procuram uma expansão de sinal eficiente e com qualidade.

  • 10Instalação e Configuração
  • 10Funcionalidades
  • 9Desempenho
  • 9Preço
  • Espetacular
    “sem sobra de duvidas uma das melhores opções existentes no mercado para quem quer expandir a sua ligação Wi-Fi”
    9.5
    comments powered by Disqus
    Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.