HomeReviewsGuiasE-SportsMobile Gaming

Com a chegada cada vez mais frequente de serviços que tiram partido da ligação à internet, como a utilização de consolas, serviços de vídeo on-demand (como o caso do serviço da NOS, o N Play ou do muito conhecido NetFlix), é importante para os utilizadores garantirem a fiabilidade e qualidade das suas ligações à Internet.

Existem algumas opções no mercado que prometem aumentar ou garantir um sinal fiável de internet, seja ele por wireless (via range extender) seja ele por cabo (através de, por exemplo, cabo de rede e de um switch de rede). Uma das soluções que chegou à redação da PC Gaming e que pretende, precisamente, garantir essa fiabilidade é o devolo dLan 550 duo+, uma opção suportada pela rede elétrica, ou vulgarmente conhecida por PowerLine.


A grande vantagem do produto PowerLine é que o utilizador pode aproveitar a sua própria instalação elétrica para transmitir o sinal de rede, dispensando assim a integração de um switch ou o espalhar de um cabo de rede (por vezes de 10 ou mais metros) pela casa fora. O devolo dLan 550 duo+ é uma opção que permite, facilmente, transmitir o sinal de rede através da linha elétrica, sendo por isso uma solução de enorme utilidade para quem pretende garantir uma ligação fiável e sem falhar à internet.

Na caixa da Powerline dLAN 550 duo+ que recebemos para análise encontram-se dois adaptadores: o primeiro para injetar o sinal na rede elétrica e o segundo é um terminal com duas ligações de rede RJ45. A acompanhar os dois adaptadores temos dois cabos de rede e um dispensável, mas obrigatório, manual de instruções.

Características Técnicas: devolo dLAN 550 duo+

Instalação e experiência de utilização

Tal como é já apanágio dos produtos PowerLine da devolo, são necessárias poucas palavras para descrever a instalação e utilização destes kits. Basta retirar os adaptadores da caixa, encaixar o emissor na tomada elétrica junto ao modem ou router e o terminal numa tomada junto ao aparelho que queremos ligar à Internet. Depois, ligamos um dos cabos de rede ao modem/router e ao emissor PowerLine, e o outro ao terminal e ao aparelho que vai receber a Internet, pressionar os botões que estão na lateral de cada equipamento para que se proceda à sincronização e faça o seu “emparelhamento” e está concluída a instalação!

 

Em cada um dos adaptadores existe um pequeno led branco que nos indica se esta tudo a trabalhar corretamente. Como referimos, estes adaptadores possuem duas ligações RJ45 em cada terminal (daí, provavelmente, se chamarem duo) que permitem ligar dois aparelhos à internet. Com a crescente adoção, por parte dos consumidores, de equipamentos que necessitam de uma ligação à internet, como, por exemplo, as PowerBoxs, consolas, Smart TV, etc, estas duas ligações em cada terminal revelam-se bastante uteis. Para além disso, cada um dos adaptadores possui uma tomada elétrica integrada que nos permite ligar outro aparelho ou bloco multitomadas à eletricidade.

 

O dLAN 550 duo + oferece uma velocidade que pode chegar aos 500 Mbps, que garante uma de transferência de dados rápida e segura. Nos testes de velocidade que efetuamos, não verificámos qualquer diferença entre a velocidade do modem e a velocidade medida no terminal que se encontrava localizado duas divisões ao lado. Para além disso, tal como outros dispositivos Powerline da devolo, o dLAN 550 duo+ utiliza tecnologia Range+ que permite uma ligação fiável, rápida e segura em qualquer divisão da casa, por muito afastada que esteja do router, utilizando também o condutor de terra da instalação elétrica.

Software Cockpit

Apesar de não ser necessário para ficar a rede a funcionar, a devolo disponibiliza um software chamado Cockpit.

O download está disponível em vários idiomas e para os mais variados sistemas operativos (Windows, Mac e Linux), podendo ser encontrado aqui.

Esta ferramenta de software, e complementar ao hardware, permite ter acesso a algumas funções e opções interessantes e que não podem ser acedidas de outra forma. Por exemplo, a possibilidade e apagar as luzes “LED” presentes nos adaptadores, bloquear a comunicação de dados através de software, desativar o modo de poupança e, muito importante, possibilidade de realizar os updates de firmware dos equipamentos para que estes possam ser, por exemplo, mais eficientes.

 

Conclusão

O Kit Powerline dLAN 550 duo+ é, tal como habito por parte dos equipamentos devolo, sinonimo de uma instalação rápida e simples assim como de um desempenho irrepreensível. Perante isto, e se é um utilizador que procura um produto capaz de garantir um sinal fiável e de qualidade para ligar os seus equipamentos à Internet, esta é uma excelente solução para resolver os problemas de ligação à Internet com que muitos utilizadores se deparam.

  • 10Instalação e Configuração
  • 9Funcionalidades
  • 8Desempenho
  • 8Preço
  • Ótimo
    “O Kit Powerline dLAN 550 duo+ é sinónimo de uma instalação rápida e simples assim como de um desempenho irrepreensível”
    8.75
    comments powered by Disqus
    Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.