HomeReviewsGuiasE-SportsMobile Gaming

A ASUS anuncia o ZenFone AR, um “next-generation” smartphone que representa avanços significativos em tecnologias de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) móveis.

O Tango é um conjunto de sensores e de software da Google que permite que o smartphone recorra a realidade aumentada. As tecnologias Tango adicionam três novas capacidades chave – o Tango motion tracking, Tango depth perception e Tango area learning (seguimento de movimentos, perceção de profundidade de campo e aprendizagem de área) —, para permitir o suporte para realidade aumentada de forma a facultar experiências de utilizador de AR únicas, como gaming de AR, ferramentas AR e navegação dentro de portas.


A Daydream é a plataforma da Google para realidade virtual móvel de alta qualidade que suporta as apps DayDream VR. Emparelhado com o headset e controladores Daydream View, o ZenFone AR permitirá que os utilizadores explorem novos mundos, relaxem no seu próprio cinema de VR e joguem títulos que os colocam no centro da ação. O ZenFone AR foi desenvolvido em estreita cooperação com a Google para disponibilizar as melhores experiências AR e VR.

O ZenFone AR é o dispositivo com suporte para Tango mais fino e leve. Esta revolução em dimensões e peso é possível pelo inovador sistema ASUS TriCam™, um sistema de três câmaras que consiste numa câmara principal de 23MP PixelMaster 3.0, uma câmara de rastreamento de movimento e uma câmara de análise de profundidade de campo para responder às especificações Tango. Ao contrário dos sistemas de três câmaras de outros dispositivos, o design do sistema ASUS TriCam junta as câmaras para reduzir a sua pegada no telefone, permitindo assim que ele se torne mais fino e mais leve.

O ZenFone AR oferece um poderoso processador Qualcomm® Snapdragon™ 821 otimizado para Tango. A poderosa performance AR do ZenFone e o inovador sistema de câmaras funciona em conjunto com a tecnologia Tango para permitir experiências de AR mais transparentes e envolventes. Um bonito ecrã WQHD Super AMOLED de 5,7” e uma nova coluna de cinco ímanes que tornam as apps, os jogos e os vídeos Daydream mais envolventes e divertidos. O Android™ 7.0 ‘Nougat’ permite que os utilizadores tirem o máximo partido do ZenFone AR com as novas funcionalidades multitasking e outras melhorias que disponibilizam uma excelente experiência móvel.

Sistema ASUS TriCam para experiências Tango

O ZenFone AR utiliza o sistema ASUS TriCam, constituído por três câmaras traseiras - uma câmara de reconhecimento de movimento, uma câmara de análise de profundidade de campo e uma câmara principal de 23MP PixelMaster 3.0 — que oferecem conteúdo para Tango, permitindo melhores experiências de realidade aumentada aos utilizadores. A câmara de reconhecimento de movimento permite que o ZenFone AR identifique o local à medida que o utilizador se move tridimensionalmente. A câmara de identificação de profundidade de campo deixa que o ZenFone AR determine a sua distância face a objetos e passe essa informação ao telefone. A câmara 23MP PixelMaster 3.0 conta com um sensor de imagem Sony IMX318 para capturar em todo o seu esplendor o ambiente como base das experiências de AR.

A AR é uma área de tecnologia móvel em franco crescimento, e uma área com a qual os consumidores estão extremamente entusiasmados. A ASUS e a Google estabeleceram parcerias com marcas sobejamente conhecidas como a Gap para disponibilizarem experiências de AR no smartphone aos clientes. A Tango disponibiliza ainda aos developers a capacidade de oferecerem experiências de AR consistentes em vários dispositivos e ajuda os utilizadores a descobrirem uma ampla gama de apps, como jogos, utilitários de decoração doméstica e aplicações que oferecem novas formas de exploração. Até à data, o ecossistema cresceu rapidamente e há imensas apps na Google Play  com suporte para Tango.

Daydream da Google

O ecrã expansivo de 5,7” do ZenFone AR é ideal para apps VR e jogos quando utilizado com Daydream View, envolvendo os utilizadores em incríveis mundos de VR que se apresentam com detalhes incríveis numa resolução WQHD (1440 x 2560). A tecnologia Super AMOLED permite pretos profundos e um elevado contraste, melhorando ainda mais a qualidade de imagem e os efeitos 3D.
Com o ZenFone AR e Daydream View os utilizadores podem explorar novos mundos ficcionais com apps como Street View e Fantastic Beasts, relaxarem com experiências pessoais de cinema VR no YouTube, Netflix, Hulu e HBO e, entrarem em jogo com o Gunjack 2, LEGO® BrickHeadz, Need for Speed, entre outros.

Áudio incrível, por dento e por fora

Além do vídeo, o áudio de alta qualidade é um componente importante para as experiências mais envolventes de AR e VR. Para cumprir este objetivo, o ZenFone AR dispõe de tecnologia ASUS SonicMaster 3.0. uma coluna de cinco ímanes baseado num poderoso amplificador inteligente NXP, oferecendo som expansivo que pode ser ouvido mesmo em elevados volumes sem qualquer distorção. O ZenFone AR pode ainda produzir High-Resolution Audio (HRA) certificado para dispositivos compatíveis com qualidade de CD de 24-bit/192kHz ou 4X a. O DTS Headphone:X™ oferece som surround virtual 7.1 para experiências de entretenimento mais envolventes.

Hardware inovador para desempenho de AR e VR sem rivais

O ZenFone AR foi concebido com os mais recentes e inovadores componentes para oferecer experiências de AR e VR de alta qualidade. Este hardware torna ainda o ZenFone AR num dos mais poderosos smartphones disponíveis.
Este telemóvel conta com um processador Qualcomm Snapdragon 821 especialmente otimizado para operações AR. A ASUS trabalhou em conjunto com os engenheiros da Qualcomm Technologies e da Google para ajudar a desenvolver métodos para a distribuição eficiente de fluxos de trabalho de visão por computador, assim como o rápido processamento de instruções de movimento e posicionamento com Tango para oferecer experiências AR cativantes, transparentes e envolventes. Dispõe ainda de uma unidade de processamento gráfico (GPU) Qualcomm Adreno 530 de classe desktop para garantir uma performance gráfica livre de críticas e gerir as necessidades das aplicações Tango e Daydream com a maior das facilidades. O ZenFone AR tem um sofisticado sistema de refrigeração que permite que o CPU e o GPU funcionem mais eficientemente. Este sistema oferece a melhor performance para impedir o sobreaquecimento.


O primeiro smartphone do mundo com 8GB de RAM

O ZenFone AR é o primeiro smartphone do mundo com 8GB de RAM. Consegue assim gerir as exigências de AR e VR com facilidade. Além disso, ajuda no que respeita a multitasking mais exigentes, permitindo que os utilizadores mantenham dezenas de apps abertas em simultâneo e alternem instantaneamente entre elas. O ZenFone AR inclui ainda 128 GB de armazenamento UFS 2.0, permitindo assim que os utilizadores guardem uma generosa coleção de apps, jogos, vídeos, fotos e música, para que possam abrir este conteúdo rapidamente.

Design metálico fino e leve

Oferece toda esta tecnologia avançada num design minimalista e compacto. Um design de alta precisão numa moldura metálica com apenas 4,8mm com um look luxuoso, destacando os detalhes de aço inoxidável em torno da câmara. Estes pormenores ajudam ainda a proteger a lente da câmara de possíveis riscos. O ZenFone AR tem uma forma curva ergonómica com uma aresta de 4,8mm e uma superfície traseira tátil em imitação de pele que torna o “look and feel” ainda mais apetecível.

ASUS PixelMaster 3.0 — capture a realidade de forma rápida e estável

Uma câmara avançada que disponibiliza fotos e vídeos em alta resolução com qualquer tipo de luminosidade. Tem uma câmara ASUS PixelMaster 3.0 que recorre ao sensor com maior resolução do mundo (Sony IMX318) e ao sistema de focagem automática ASUS TriTech. Entre as restantes funcionalidades, destaque para:
• Estabilização de imagem de quatro eixos (OIS) e estabilização de imagem de vídeo de três eixos (EIS) — Para fotos cheias de detalhe e vídeos estáveis, sem tremuras.
• Sistema ASUS TriTech™ de 0,03 segundos — Tecnologia exclusiva de focagem automática TriTech é a integração final do autofoco de deteção de fase, focagem automática a laser e focagem automática de rastreamento do sujeito. O resultado é uma imagem perfeitamente focada e nítida a cada hora – dia ou noite.
• Modo Super Resolution — Cria fotos de ultra alta resolução com 92MP ao capturar e combinar quatro fotos nativas de 23MP para criar uma única imagem com excecional nitidez, enormes níveis de detalhe e menos ruído.
• Suporte para ficheiros RAW — O ZenFone AR oferece aos fotógrafos a liberdade de gravarem e guardarem imagens em formato RAW. Os ficheiros RAW gravam a totalidade dos dados da fotografia, capturados pelo sensor da câmara e são ideais para a posterior edição, onde os utilizadores podem dar a conhecer os mais pequenos detalhes em áreas com sombras, ou recuperar áreas sobre-expostas nas zonas mais claras. Tudo isto com a menor perda de qualidade de imagem quando comparado com as imagens JPEG.
• Gravação de vídeo de alta resolução 4K UHD — Para gravação de vídeos ultra detalhados e com incrível nitidez.
• Controlo criativo, manuseamento profissional — Dota os fotógrafos de controlo sobre as mais diferentes definições da câmara, como o equilíbrio de brancos, valores de exposição (EV), sensibilidade ISO, velocidade de obturação e focagem. O ZenFone AR é assim uma poderosa ferramenta para aprender as competências fundamentais de fotografia e permite que os utilizadores captem cenas com as mais diferentes interpretações criativas.


Preço e disponibilidade:

O ASUS ZenFone AR já está disponível em Portugal com um PVP recomendado a partir de 899,99 euros.

Guardar

comments powered by Disqus
Usamos cookies para lhe dar a melhor experiência online. Ao usar o nosso website, está a concordar com o uso dos nossos cookies em concordância com a nossa política de privacidade. Saiba mais aqui.